quarta-feira, 2 de junho de 2010


Débora di Sá – Autora e Atriz – personagem: Bailarina


            Intensidade de interpretação e refinamento - Intensidade, presença e palco e uma refinada técnica vocal  são marcas que distinguem a presença musical de Débora de Sá. Cantora, compositora, atriz, Débora sempre impressiona o público que acompanha suas apresentações ao vivo. Platéias em Recife, Rio de Janeiro, inúmeros palcos em Goiânia, Brasília, Pirenópolis e São Paulo, entre outras cidades, já puderam apreciar o talento da cantora goianiense. Neste momento Débora de Sá investe no desenvolvimento de sua carreira solo e ainda mantém uma intensa atividade como compositora, ela também se aperfeiçoa como atriz, desenvolvendo novas habilidades, que incluem as artes circenses e o domínio de instrumentos de percussão. 
Débora de Sá nasceu em Goiânia, mas tem sua raiz na cidade de Pirenópolis, onde sua família tem tradicionalmente constituído um dos núcleos centrais da produção cultural daquela cidade e de Goiás, tendo contribuído com músicos, artistas plásticos, escritores etc. Atuou desde muito jovem em festas sacras, cerimônias religiosas, peças teatrais e outras atividades ligadas às tradições populares e religiosas de Pirenópolis. A carreira musical em Goiânia foi iniciada em cerimônias e também em bares e outras casas noturnas. Sua formação musical foi aperfeiçoada com seu  ingresso no Instituto de Artes da UFG, onde se formou em Canto.
A partir de 1994 Débora de Sá passou a desenvolver sua atividade como compositora. Em 1997 atuou profissionalmente entre Goiânia e São Paulo/SP, como cantora, compositora, produtora e editora de música.  Em 2000 grava, seu primeiro CD como interprete principal da Banda Senhor Blan Chu. O CD, intitulado  “O Universo do Sr. Blan Chu” conquistou o reconhecimento da crítica nacional e a banda Sr. Blan Chu foi escolhida como “Banda Revelação” de 2001 pelo site Tudo da Música da Globo.com . Já naquele CD duas das músicas gravadas são de autoria de Débora de Sá. Também em 2001 Débora de Sá recebeu a Comenda Colemar Natal e Silva, da Assembléia Legislativa, o Diploma de Destaque Cultural 2001 entregue pelo Conselho Estadual de Cultura. Ao lado da banda Sr. Blan Chu, se apresentou em várias edições do “FICA” e do “Canto da Primavera”, realizados pela AGEPEL. Apresentou-se no Festival Pré-AMP, em Recife - PE, no III Festival Gastronômico e Cultural de Pirenópolis - GO, no Agosto Mix – Brasília-DF e na V Feira da Música de Fortaleza - CE, ago/2006. Em 2007, passou a desenvolver um trabalho de choro e samba ao lado do violonista Reinaldo Reis, fazendo shows no “FICA”, Canto da Primavera, Clube de Choro de Brasília, Goiânia Ouro e outros lugares mais.
Ao lado de Maria Eugenia, Cláudia Vieira, Fé Menina e outras representantes femininas da música local, Débora se apresentou no Show MPB em Goiás, em 2007, durante as comemorações do aniversário de um ano do Centro Cultural Goiânia Ouro. Participou também do I, II e III Canto de Ouro, realizado pela Secretaria Municipal de Cultural.
Como atriz Débora atuou em operetas como “Juriti”, de Viriato Correa e Chiquinha Gonzaga; “Guerras do Alecrim e Manjerona” e “Anfitrião”, de Antônio José da Silva e Antônio Teixeira; “Ópera do Malandro” de Chico Buarque, os recitais “Operetas com a Graça de Deus”, “Judeu” e “O Cancioneiro de Armênia”, dirigidos por Demétrio Pompeu de Pina, “Musycal Profano” de Marcos Fayad, além de participar da peça “Chapeuzinho Vermelho”, dirigida por Luiz Pinheiro.
Unindo música e teatro Débora de Sá compôs as músicas, que integram a peça musical “O Circo dos Amores Impossíveis”, em parceria com o poeta Itamar Pires. O musical está em fase de montagem, com estréia prevista para o primeiro semestre de 2010. Fazendo parceria com a atriz e diretora Lua Barreto, compôs e dirigiu a trilha sonora de “A Peleja do Cérebro com o Coração” e “O que Teria na Trouxa de Maria”.
Esse ano, Débora se prepara para o lançamento de seu primeiro CD solo, apresentando composições próprias. 

Discos Gravados

01 - Sebastião Pinheiro e Convidados - (participação) – CD com coletânea de textos e poemas musicados de José Sebastião Pinheiro, interpretado por cantores goianos. Goiânia, 1999
02 - O Universo do Sr. Blan Chu - banda Sr. Blan Chu – Cd da Banda Senhor Blan Chu, na qual é a cantora principal. Gravado no Rio de Janeiro em 2000 - Círculo Azul Produções / Monaural Produções
03 – KANBAY - (participação) CD do compositor e instrumentista Kan Kambay, grava a música “Papillon” – lançado em Goiânia, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário